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Base John Monteiro

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ALMEIDA, Fernando Ozorio de. O Complexo Tupi da Amazônia Oriental. Brasil: 297p Dissertação de Mestrado em Arqueologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-19052008-141426/pt-br.php. O estudo se fixa em uma pesquisa sobre o material cerâmico do sítio arqueológico Cavalo Branco. Relacionando a arqueologia, a etnografia e a etno-história, o texto visa indicar a cronologia da ocupação dos Tupi-Guarani da região do médio e baixo Tocantins e os aspectos distintivos desse grupo [páginas + anexos] . (John Monteiro).
MANO, Marcel. Os Campos de Araraquara: Um estudo de história indígena no interior paulista. 357p Tese de Doutorado em Ciências Sociais (orientador - John Monteiro), Unicamp, Campinas, 2006. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/280084/1/Mano_Marcel_D.pdf. Transitando entre a história, a antropologia e a arqueologia, este trabalho busca compreender o lugar dos povos indígenas na formação de um espaço ou região, diante da constatação de que a historiografia regional sempre tratou o assunto como irrelevante. O autor mobiliza um impressionante leque de leituras nos campos historiográfico, etnológico e arqueológico para reinterpretar o significado dessa unidade geográfica, cujos contornos foram estabelecidos na documentação e na cartografia paulista dos séculos XVII ao XIX . (John Monteiro).
SILVA, Jacionira Coêlho. Arqueologia no Médio São Francisco: Indígenas, vaqueiros e missionários. 421p Tese de Doutorado em História. Pernambuco, UFPE (orientadora Gabriela Martin Ávila), 2002. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. Esta tese realiza uma análise de vestígios arqueológicos da área de Itaparica, acompanhando as transformações culturais das sociedades indígenas do período precolonial ao período de intensas relações com sertanistas, missionários e vaqueiros ligados a Casa da Torre. É de particular interesse o diálogo entre a arqueologia, a história colonial, a etnohistória e a etnologia. A autora apresenta um argumento sobre a persistência de fortes traços indígenas, a contrapelo de uma bibliografia pautada pela idéia da destruição total dos índios. Os anexos incluem um detalhamento da pesquisa, inclusive com uma lista bastante pormenorizada dos assentamentos indígenas do período colonial, páginas e anexos . (John Monteiro).
MARCON, Elza Maria Guerreiro. O Turismo como Agente de Desenvolvimento Social e a Comunidade Guarani nas “Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões”. 185p Dissertação de Mestrado em Turismo (orientadora - Margarida Barretto). Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. A pesquisa acompanha a trajetória de uma comunidade Guarani-Mbyá que se assentou, a partir de 1988, junto ao sítio arqueológico e turístico de São Miguel das Missões, RS. Ao procurar entender o impacto do turismo cultural sobre o desenvolvimento da comunidade guarani, a autora encontrou uma situação curiosa, na qual há um descompasso entre o investimento do estado no polo turístico das missões, com ênfase em seus atributos arqueológicos e arquitetônicos, e a exclusão da comunidade guarani deste projeto. Ainda assim, aponta para a maneira pela qual a comunidade se valeu do turismo cultural para procurar meios de sobrevivência, tanto na venda de artesanato quanto na luta por um território [páginas + anexos] . (John Monteiro).
CARVALHO, Jailton Nascimento. Mawa’aiaká – Escola de Resgate Cultural: A trajetória da escola entre os índios Kamaiurá, de 1976 a 2004. 137p Dissertação de Mestrado em Educação (orientadora - Circe M. F. Bittencourt), São Paulo, USP, 2006 . Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072008-150330/pt-br.php. A pesquisa tem por objetivo analisar a implantação do projeto escolar criado pelos índios Kamaiurá do Parque Indígena do Xingu (MT). A partir de depoimentos de professores da aldeia, lideranças indígenas e ex-professoras não índias que foram contratadas pela FUNAI, a dissertação faz uma abordagem relativa à visão política da escola entre os índios, tendo em vista o processo de construção da autonomia e fortalecimento da identidade indígena [páginas + anexos] . (John Monteiro).
GIROTTO, Renata Lourenço. Por uma Nova Textura Histórica: O movimento de professores indígenas Guarani/Kaiová em Mato Grosso do Sul, 1988 a 2000. 145p Dissertação de Mestrado em História, UFMS (orientadora - Nilce Aparecida Freitas Fedatto), 2001. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. Baseada em documentos escritos e depoimentos orais, a dissertação busca avaliar “o feito e o dito” em referência ao movimento indígena dos professores Kaiová de MS. É de grande interesse a exploração de uma documentação produzida no interior do movimento indígena . (John Monteiro).
GOBBI, Izabel. A Temática Indígena e a Diversidade Cultural nos Livros Didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático. 116p Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais (orientador - Igor José Renó Machado), São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, 2006 . Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. A autora oferece uma análise dos livros didáticos de história recomendados pelo MEC para uso no ensino fundamental (5ª a 8ª séries), entre 1999 e 2005. O trabalho constata a permanência de estereótipos, de pressupostos evolucionistas e de inúmeros problemas conceituais, em dissonância com os conhecimentos antropológicos e etnohistóricos correntes. Ainda assim, há exemplos notáveis de avanços introduzidos em uma parte dos livros, os quais apresentam perspectivas contemporâneas sobre a diversidade cultural e o problema da tolerância, mesmo persistindo um certo hiato entre a produção acadêmica atual e os conhecimentos veiculados nos livros didáticos . (John Monteiro).
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Olhar Longe, porque o Futuro é Longe: Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. 237p Tese de Doutorado em Antropologia Social, (orientadora - Dominique Tilkin Gallois), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-24082009-170851/pt-br.php. Escrita por um agente profundamente envolvido no processo, a tese documenta e analisa a constituição de uma proposta de educação diferenciada enquanto direito dos povos indígenas no Brasil. O trabalho enfoca de maneira particular a formação de professores indígenas, colocando em evidência a produção de discursos indígenas sobre a cultura, o que apresenta um problema importante para a antropologia contemporânea . (John Monteiro).
NAKATA, Cinthia. Civilizar e Educar: O projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso. 129p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Paula Montero), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01102009-164158/pt-br.php. Ao delimitar um campo de múltiplos atores numa missão no Mato Grosso, a autora busca compreender o encontro entre o projeto pedagógico salesiano e o horizonte cosmológico bororo, encontro esse que produziu “novos universos simbólicos a partir do compartilhamento das mesmas condições de vida” . (John Monteiro).
PEREIRA, Rosemeire França de Assis Rodrigues. A Literatura de José de Anchieta e a Gênese da Educação Brasileira. 179p Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira (orientador - Eduardo de Almeida Navarro), São Paulo, USP, 2006. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-24082007-143944/pt-br.php. O trabalho tem como foco a atuação jesuítica no início do processo educacional brasileiro. Através da análise das cartas, poesias, teatro e registros sobre comunidades indígenas escritos por José de Anchieta, a autora promove uma discussão sobre os projetos pedagógicos, a atuação de Anchieta nesse contexto e as estratégias usadas para a catequese . (John Monteiro).