Imagem: Neto Henri Ballot

Base John Monteiro

Durante anos, a página “Os Índios na História do Brasil” foi mantida pelo professor John Monteiro (1956-2013), titular do Departamento de Antropologia do IFCH-Unicamp, como uma ampla fonte de referências para pesquisadores e interessados em geral. Trata-se, entre outras coisas, de uma listagem bibliográfica que elenca uma seleção de obras publicadas desde os anos 1990 e que abordam a temática da história indígena e do indigenismo no Brasil.

Inventariando centenas de títulos, entre livros, coletâneas e números especiais de revistas, instrumentos de pesquisa, fontes, teses e dissertações, entre outros, a página se tornou referência fundamental para todos os pesquisadores interessados na temática e é, ainda hoje, instrumento importante de consulta e de pesquisa. Sua última atualização ocorreu em julho de 2012, pouco antes do falecimento do professor John Monteiro.

Por meio de um projeto desenvolvido com o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp, transferimos a listagem produzida por John Monteiro a uma base de dados, com algumas poucas adaptações na classificação do material elencado.

A próxima etapa deste projeto é atualizar e expandir a base bibliográfica iniciada por John Monteiro, a partir da contribuição de ex-alunos, orientados e demais interessados, de modo dar continuidade a esse importante trabalho, agora por meio de uma rede colaborativa sobre história indígena.

Agradecemos o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp) e à Paloma Oliveira, bolsista BAS/Unicamp entre março de 2018 e fevereiro de 2019, que realizou a transferência das informações para a base de dados.

 

Qualquer pessoa pode contribuir com uma pequena resenha de algum trabalho (livro, tese, dissertação, coletânea etc.) que considere importante. O intuito é expandir essa bibliografia iniciada por John Monteiro de maneira coletiva e colaborativa. Observação: as contribuições submetidas estão sujeitas a revisão e aprovação prévia antes de serem incluídas no banco de dados.

John Manuel Monteiro

“A trajetória de John Monteiro confunde-se com uma das mais importantes inflexões da historiografia brasileira, no final do século passado. Desde ‘Negros da Terra’, junto com outros especialistas, ele desenhou o campo da História Indígena e do Indigenismo.

Seus inúmeros trabalhos — artigos, capítulos de livros, livros, aulas, orientações e falas — convergiram, desde há muito tempo, para a ampliação e consolidação de uma perspectiva que subvertia o lugar freqüentemente dispensado aos povos indígenas nas narrativas sobre o passado brasileiro. Sua produção comprometeu-se com o reconhecimento do indígena como um agente histórico pleno. Ela recusava a idéia de que as violências, as circunstâncias da Conquista ou da expansão da sociedade nacional solaparam a capacidade indígena de articular-se e escolher.”

Fonte: Associação Nacional de História.