Imagem: Paulo Albarenga/MNI

Ensino

Esta sessão reúne materiais para uso didático de temas variados que envolvam a temática indígena. Trata-se de “kits” compostos de documentos históricos de diversas tipologias (cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros) acompanhados de um texto de orientação e contextualização direcionado ao professor e uma sugestão de questões a serem trabalhadas com os alunos. Não há uma idade escolar específica para as atividades, as quais podem ser adaptadas e flexibilizadas para todo o tipo de aluno. Os materiais disponíveis foram elaborados por graduandos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e por estudantes do curso de História da Universidade de São Paulo. Na Unicamp, as primeiras experiências foram realizadas no âmbito de uma disciplina ministrada em 2018, Ensino de História indígena. Alguns dos estudantes continuaram as atividades de forma voluntária, até que chegássemos aos resultados aqui apresentados. O material produzido se inspira diretamente nos resultados do projeto coordenado pela professora Antonia Terra, Kits Didáticos: Uso de Documentos Históricos no Ensino, do Laboratório de Ensino e Material Didático da USP (LEMAD/ FFLCH-USP). Acesse aqui o site do LEMAD.