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Imagem: Jean-Baptiste Debret.
Base John Monteiro
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ALMEIDA, Fernando Ozorio de. O Complexo Tupi da Amazônia Oriental. Brasil: 297p Dissertação de Mestrado em Arqueologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-19052008-141426/pt-br.php. O estudo se fixa em uma pesquisa sobre o material cerâmico do sítio arqueológico Cavalo Branco. Relacionando a arqueologia, a etnografia e a etno-história, o texto visa indicar a cronologia da ocupação dos Tupi-Guarani da região do médio e baixo Tocantins e os aspectos distintivos desse grupo [páginas + anexos] . (John Monteiro). |
MANO, Marcel. Os Campos de Araraquara: Um estudo de história indígena no interior paulista. 357p Tese de Doutorado em Ciências Sociais (orientador - John Monteiro), Unicamp, Campinas, 2006. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/280084/1/Mano_Marcel_D.pdf. Transitando entre a história, a antropologia e a arqueologia, este trabalho busca compreender o lugar dos povos indígenas na formação de um espaço ou região, diante da constatação de que a historiografia regional sempre tratou o assunto como irrelevante. O autor mobiliza um impressionante leque de leituras nos campos historiográfico, etnológico e arqueológico para reinterpretar o significado dessa unidade geográfica, cujos contornos foram estabelecidos na documentação e na cartografia paulista dos séculos XVII ao XIX . (John Monteiro). |
SILVA, Jacionira Coêlho. Arqueologia no Médio São Francisco: Indígenas, vaqueiros e missionários. 421p Tese de Doutorado em História. Pernambuco, UFPE (orientadora Gabriela Martin Ávila), 2002. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. Esta tese realiza uma análise de vestígios arqueológicos da área de Itaparica, acompanhando as transformações culturais das sociedades indígenas do período precolonial ao período de intensas relações com sertanistas, missionários e vaqueiros ligados a Casa da Torre. É de particular interesse o diálogo entre a arqueologia, a história colonial, a etnohistória e a etnologia. A autora apresenta um argumento sobre a persistência de fortes traços indígenas, a contrapelo de uma bibliografia pautada pela idéia da destruição total dos índios. Os anexos incluem um detalhamento da pesquisa, inclusive com uma lista bastante pormenorizada dos assentamentos indígenas do período colonial, páginas e anexos . (John Monteiro). |
MARCON, Elza Maria Guerreiro. O Turismo como Agente de Desenvolvimento Social e a Comunidade Guarani nas “Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões”. 185p Dissertação de Mestrado em Turismo (orientadora - Margarida Barretto). Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. A pesquisa acompanha a trajetória de uma comunidade Guarani-Mbyá que se assentou, a partir de 1988, junto ao sítio arqueológico e turístico de São Miguel das Missões, RS. Ao procurar entender o impacto do turismo cultural sobre o desenvolvimento da comunidade guarani, a autora encontrou uma situação curiosa, na qual há um descompasso entre o investimento do estado no polo turístico das missões, com ênfase em seus atributos arqueológicos e arquitetônicos, e a exclusão da comunidade guarani deste projeto. Ainda assim, aponta para a maneira pela qual a comunidade se valeu do turismo cultural para procurar meios de sobrevivência, tanto na venda de artesanato quanto na luta por um território [páginas + anexos] . (John Monteiro). |
NAKATA, Cinthia. Civilizar e Educar: O projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso. 129p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Paula Montero), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01102009-164158/pt-br.php. Ao delimitar um campo de múltiplos atores numa missão no Mato Grosso, a autora busca compreender o encontro entre o projeto pedagógico salesiano e o horizonte cosmológico bororo, encontro esse que produziu “novos universos simbólicos a partir do compartilhamento das mesmas condições de vida” . (John Monteiro). |
SCARAMUZZI, Igor Alexandre Badolato. De Índios para Índios: A escrita indígena da história. 150p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Dominique Tilkin Gallois), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-30032009-151939/pt-br.php. Trata-se de uma pesquisa que se concentra na análise de materiais didáticos e experiências de professores e lideranças indígenas em projetos focados na escolarização e letramento de índios no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Minas Gerais. O trabalho faz uma reflexão acerca do processo de sistematização dos conhecimentos tradicionais indígenas a partir da concepção dos não índios . (John Monteiro). |
ANDRELLO, Geraldo L. Iauaretê: Transformações sociais e cotidiano no rio Uaupés (alto rio Negro, Amazonas). 433p Tese de Doutorado em Ciências Sociais (orientador - Mauro W. B. Almeida), Campinas, Unicamp, 2004. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/279934/1/Andrello_Geraldo…. Este trabalho analisa a constituição de um núcleo urbano indígena através dos sentidos atribuídos pelos índios às mudanças decorrentes de uma longa história de contato com agentes não-indígenas na região. Mostra como as identidades indígenas nos bairros urbanos da localidade se articulam a partir de elementos ligados à história do contato e de elementos herdados dos ancestrais . (John Monteiro). |
COSTA, Christina Rostworowski da. O Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied e sua Viagem ao Brasil (1815-1817). 132p Dissertação de Mestrado em História Social (orientadora - Maria Helena Pereira Toledo Machado), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15042009-150645/pt-br.php. O estudo é baseado na avaliação do livro Viagem ao Brasil, com destaque para as gravuras, imagens e aquarelas do Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied que retratam a sua passagem pelo país. A autora procura discorrer sobre a vida e obra do príncipe e o contexto histórico ao qual estava inserido. A partir disso, descreve o caminho percorrido por ele na viagem, os relatos sobre a natureza e estabelece um enfoque com relação à construção de uma percepção diferenciada dedicada aos índios Botocudos, acrescentando o importante papel do índio Guack na narrativa . (John Monteiro). |
DUTRA, Israel Fontes. Pari-Cachoeira e Trinidad: Convivência e construção da autodeterminação indígena na fronteira Brasil-Colômbia. 237p Dissertação de Mestrado em Geografia Humana (orientador - Ariovaldo Umbelino de Oliveira), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08022010-105540/pt-br.php. A dissertação busca esclarecer as relações de convivência e os conflitos existentes na região de fronteira entre Brasil e Colômbia onde habitam duas comunidades indígenas: os Tukano de Pari-Cachoeira (Brasil) e os Tuyuka de Trinidad (Colômbia). A partir de fontes bibliográficas e orais, o autor reflete sobre a convivência entre os indígenas brasileiros, os colombianos e os não-indígenas, a construção da autodeterminação, a necessidade de mobilidade na fronteira e as questões políticas que estão relacionadas a segurança da Amazônia [páginas + anexos] . (John Monteiro). |
GUTJAHR, Eva. Tradições Orais e Registros da Oralidade Indígena. 217p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Dominique Tilkin Gallois), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052009-155701/publico/E…. Tendo como foco as comunidades Xavante do Brasil Central e Kanak, habitantes da Nova Caledônia na Melanésia, a autora busca refletir sobre a transmissão oral dos conhecimentos tradicionais indígenas e as formas de registro como forma de preservação e valorização da expressão cultural. O trabalho se volta para a identificação dos efeitos produzidos por esses registros nas comunidades e seus usos . (John Monteiro). |