Créditos Imagem Publicações Busca

Imagem: Jean-Baptiste Debret.

Base John Monteiro

     Exibindo 1 a 10 de 28
MANO, Marcel. Os Campos de Araraquara: Um estudo de história indígena no interior paulista. 357p Tese de Doutorado em Ciências Sociais (orientador - John Monteiro), Unicamp, Campinas, 2006. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/280084/1/Mano_Marcel_D.pdf. Transitando entre a história, a antropologia e a arqueologia, este trabalho busca compreender o lugar dos povos indígenas na formação de um espaço ou região, diante da constatação de que a historiografia regional sempre tratou o assunto como irrelevante. O autor mobiliza um impressionante leque de leituras nos campos historiográfico, etnológico e arqueológico para reinterpretar o significado dessa unidade geográfica, cujos contornos foram estabelecidos na documentação e na cartografia paulista dos séculos XVII ao XIX . (John Monteiro).
NAKATA, Cinthia. Civilizar e Educar: O projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso. 129p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Paula Montero), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01102009-164158/pt-br.php. Ao delimitar um campo de múltiplos atores numa missão no Mato Grosso, a autora busca compreender o encontro entre o projeto pedagógico salesiano e o horizonte cosmológico bororo, encontro esse que produziu “novos universos simbólicos a partir do compartilhamento das mesmas condições de vida” . (John Monteiro).
SCARAMUZZI, Igor Alexandre Badolato. De Índios para Índios: A escrita indígena da história. 150p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Dominique Tilkin Gallois), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-30032009-151939/pt-br.php. Trata-se de uma pesquisa que se concentra na análise de materiais didáticos e experiências de professores e lideranças indígenas em projetos focados na escolarização e letramento de índios no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Minas Gerais. O trabalho faz uma reflexão acerca do processo de sistematização dos conhecimentos tradicionais indígenas a partir da concepção dos não índios . (John Monteiro).
ANDRELLO, Geraldo L. Iauaretê: Transformações sociais e cotidiano no rio Uaupés (alto rio Negro, Amazonas). 433p Tese de Doutorado em Ciências Sociais (orientador - Mauro W. B. Almeida), Campinas, Unicamp, 2004. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/279934/1/Andrello_Geraldo…. Este trabalho analisa a constituição de um núcleo urbano indígena através dos sentidos atribuídos pelos índios às mudanças decorrentes de uma longa história de contato com agentes não-indígenas na região. Mostra como as identidades indígenas nos bairros urbanos da localidade se articulam a partir de elementos ligados à história do contato e de elementos herdados dos ancestrais . (John Monteiro).
COSTA, Christina Rostworowski da. O Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied e sua Viagem ao Brasil (1815-1817). 132p Dissertação de Mestrado em História Social (orientadora - Maria Helena Pereira Toledo Machado), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15042009-150645/pt-br.php. O estudo é baseado na avaliação do livro Viagem ao Brasil, com destaque para as gravuras, imagens e aquarelas do Príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied que retratam a sua passagem pelo país. A autora procura discorrer sobre a vida e obra do príncipe e o contexto histórico ao qual estava inserido. A partir disso, descreve o caminho percorrido por ele na viagem, os relatos sobre a natureza e estabelece um enfoque com relação à construção de uma percepção diferenciada dedicada aos índios Botocudos, acrescentando o importante papel do índio Guack na narrativa . (John Monteiro).
DUTRA, Israel Fontes. Pari-Cachoeira e Trinidad: Convivência e construção da autodeterminação indígena na fronteira Brasil-Colômbia. 237p Dissertação de Mestrado em Geografia Humana (orientador - Ariovaldo Umbelino de Oliveira), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08022010-105540/pt-br.php. A dissertação busca esclarecer as relações de convivência e os conflitos existentes na região de fronteira entre Brasil e Colômbia onde habitam duas comunidades indígenas: os Tukano de Pari-Cachoeira (Brasil) e os Tuyuka de Trinidad (Colômbia). A partir de fontes bibliográficas e orais, o autor reflete sobre a convivência entre os indígenas brasileiros, os colombianos e os não-indígenas, a construção da autodeterminação, a necessidade de mobilidade na fronteira e as questões políticas que estão relacionadas a segurança da Amazônia [páginas + anexos] . (John Monteiro).
GUTJAHR, Eva. Tradições Orais e Registros da Oralidade Indígena. 217p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Dominique Tilkin Gallois), São Paulo, USP, 2008. Acessível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052009-155701/publico/E…. Tendo como foco as comunidades Xavante do Brasil Central e Kanak, habitantes da Nova Caledônia na Melanésia, a autora busca refletir sobre a transmissão oral dos conhecimentos tradicionais indígenas e as formas de registro como forma de preservação e valorização da expressão cultural. O trabalho se volta para a identificação dos efeitos produzidos por esses registros nas comunidades e seus usos . (John Monteiro).
HERBETTA, Alexandre Ferraz. “A Idioma” dos Índios Kalankó: Por uma etnografia da música no Alto-Sertão alagoano. 204p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientador - Rafael José de Menezes Bastos), Santa Catarina, UFSC, 2006. Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. Nas palavras do autor, “trata-se de um estudo exploratório da teoria musical nativa, que corresponde à identificação, taxonomia e classificação das coisas musicais”. Enfocando os Kalankó do município de Água Branca AL, a dissertação mostra como a música serve de pivô de todo um complexo ritual e, ademais, se mostra relacionada à elaboração de uma identidade indígena . (John Monteiro).
MOURA, Noemia dos Santos Pereira. UNIEDAS: O símbolo da apropriação do protestantismo norte-americano pelos Terena (1972-1993). 136p Dissertação de Mestrado em História (orientador - Osvaldo Zorzato), Mato Grosso do Sul, FUFMS, 2001 . Acessível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_…. A dissertação busca mostrar como os Terena “crentes” se apropriaram, entre os anos 70 e 90, da missão introduzida originalmente por missionários norte-americanos da South American Indian Mission. A UNIEDAS, segundo a autora, proporcionou um veículo para a projeção das lideranças indígenas protestantes em diferentes espaços sociais e políticos para além das comunidades indígenas. A autora trabalha com a documentação inédita da missão e com depoimentos de pastores indígenas . (John Monteiro).
ROSA, Marcelo Caetano de Cernev. A Luta Pela Terra em Memórias Kaingang. 116p Dissertação de Mestrado em Antropologia Social (orientadora - Nádia Farage), Campinas, Unicamp, 2004. Acessível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/279575/1/Rosa_MarceloCaetanodeC…. A pesquisa enfoca o processo de recuperação territorial dos Kaingang na Terra Indígena Rio da Várzea, RS, a partir de histórias de vida. Ao demonstrar que “as perdas territoriais e as perseguições ocorridas deixaram marcas indeléveis nas memórias kaingang”, a dissertação entrelaça a memória, a luta política e a perspectiva de futuro através da voz de narradores indígenas. Estas narrativas estão transcritas em anexo à versão original da dissertação, porém não aparecem na versão do site da Unicamp . (John Monteiro).