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Imagem: Jean-Baptiste Debret.
Base John Monteiro
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ANDERSON, Robin L. Colonization as Exploitation in the Amazon Rain Forest.. Brasil: University Presses of Florida, 1999, 208p . . Ao percorrer a história do baixo Amazonas da introdução do Diretório ao ocaso do boom da borracha, a autora sustenta que a colonização representou basicamente a exploração desenfreada dos recursos humanos e naturais da região. O objetivo é mostrar que o processo contemporâneo de devastação da Amazônia possui raízes profundas. . (John Monteiro). |
PIÑÓN, Ana; FUNARI, Pedro Paulo A. A Temática Indígena na Escola: subsídios para os professores. São Paulo: Editora Contexto, 2011, 127p . . Destinado a “professores das escolas não indígenas”, trata-se de um livro paradidático que se mostra mais eficaz no manejo de conceitos e informações provenientes da arqueologia americanista do que dos debates atuais a respeito da história dos índios nas Américas. O livro traz uma discussão útil sobre a imagem dos índios ao longo da história, porém os índios surgem enquanto atores sociais e políticos apenas na conclusão, quando se faz uma referência rápida ao contexto da abertura política . (John Monteiro). |
SILVA, Giovani José da - org. Kadiwéu: senhoras da arte, senhores da guerra. Curitiba: Editora CRV, 2011, 211p . . Dividida em três partes (História; Antropologia; Educação, Linguagens e Artes), esta coletânea reúne estudos de especialistas para compor um quadro amplo, informativo e analítico, que dá conta dos avanços recentes em pesquisas sobre os Kadiwéu. No que diz respeito à história, Ana Lucia Herberts oferece um “panorama” dos Mbayá-Guaikuru abrangendo os séculos XVI a XIX; Giovani José da Silva enfoca um século (1899-1984) de conflitos pela posse da terra na Reserva Indígena Kadiwéu, percorrendo documentos históricos e relatos etnográficos realizados em diferentes períodos; Jaime Siqueira Jr. coloca o problema do território a partir das relações espacial e temporal que marcam a organização social dos Kadiwéu; Léia Teixeira Lacerda aborda a educação escolar, com algumas observações sobre a história; Filomena Sandalo lança mão de trabalhos etnográficos do passado para dialogar com os dados de campo sobre dialetos prosódicos e sua relação com a estratificação social Kadiwéu; Vânia Perrotti Pires Graziato também remete às etnografias do passado para situar a questão da arte no universo feminino da cerâmica . (John Monteiro). |
ANDRADE, Maristela de Paula. Terra de Índio: Identidade Étnica e Conflito em Terras de Uso Comum. São Luís: Ed. UFMA, 1999, 296p . . A partir de uma pesquisa de campo no Município de Viana, no Maranhão, a autora apresenta um estudo denso da relação entre uma comunidade rural e as terras de uso comum. De particular interesse para a temática da história indígena são as partes que trazem uma pesquisa documental e cartográfica com referências importantes aos Gamela. Também são significativos os depoimentos de moradores sobre diferentes aspectos do passado. Finalmente, enfoca o processo recente de conflitos fundiários e suas implicações para a elaboração da etnopolítica . (John Monteiro). |
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de - org. Ensaios de Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999, 269p . . Importante coletânea de artigos do autor, este livro enfoca vários temas relacionados ao indigenismo e à antropologia indígena, colocando em primeiro plano a problemática relação entre antropologia e história. De especial interesse: o ensaio sobre a criação da primeira reserva indígena no alto Solimões, no qual o autor confronta a interpretação fundamentada na documentação histórica com a interpretação baseada em narrativas indígenas; o estudo sobre a relação entre os Ticuna e o etnólogo/indigenista C. Nimuendaju, buscando elucidar como o lugar dos brancos é pensado pelos índios em suas versões sobre o passado; o artigo sobre os "Índios Misturados", expondo de maneira controvertida a relação entre história e antropologia nos atuais estudos sobre índios no Brasil; e o ensaio sobre os índios nos censos demográficos e suas implicações . (John Monteiro). |
WRIGHT, Robin - org. Transformando os Deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999, 547p . . Coletânea de ensaios enfocando a presença de missões religiosas em comunidades indígenas, sobretudo a partir da perspectiva dos conversos. Vários artigos abordam o assunto dentro de um contexto histórico, com ênfase na experiência recente. São 12 estudos de casos de conversão entre povos indígenas, incluindo um texto sobre a obra anchietana durante o século XVI. O livro inclui um extenso (e utilíssimo) levantamento das organizações religiosas atuando em áreas indígenas |
BECKER, Ítala Irene Basile; LAROQUE, Luís Fernando da Silva. O Índio Kaingang do Paraná: Subsídios para uma Etno-História. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999, 344p . . O texto busca oferecer um amplo painel da presença Kaingang no território paranaense, baseada numa bibliografia variada e alguns documentos impressos . (John Monteiro). |
SCHWARTZ, Stuart B; SALOMON, Frank - orgs. The Cambridge History of the Native Peoples of the Americas. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, 3006p South America. 3 vols. . Ambicioso projeto de história indígena, cobrindo o continente sul-americano e o Caribe, dos paleoíndios aos índios cidadãos às vésperas do século XXI. A ênfase maior recai no período pós-conquista e reflete as tendências inovadoras em pesquisa etnohistórica das últimas três décadas do século XX. Vários dos ensaios gerais buscam superar a clássica divisão entre terras altas e terras baixas. No que diz respeito à história indígena no Brasil, são de especial interesse os ensaios de Frank Salomon sobre “fontes nativas”; Sabine MacCormick sobre fontes “etnográficas” dos séculos XVI e XVII; Anna Roosevelt sobre a origem de “culturas complexas”; John Monteiro sobre o litoral brasileiro no século XVI; Juan Carlos Garavaglia sobre a invasão europeia da região platina nos séculos XVI e XVII; Anne-Christine Taylor sobre a margem ocidental da Amazônia do XVI ao XIX; James Schofield Saeger sobre o Chaco e Paraguai de 1573 a 1882, incluindo a história das reduções; Robin Wright (e colaboradores) sobre o Brasil entre os séculos XVII e XIX; Neil Whitehead sobre o nordeste da América do Sul, incluindo a região norte amazônica, entre 1500 e 1900; Stuart Schwartz e Frank Salomon sobre etnogênese e mestiçagem no período colonial; Jonathan Hill sobre os povos indígenas face à independência, com enfoque na Amazônia; e David Maybury-Lewis sobre os povos nas terras baixas durante o século XX. Também vale a pena ler as boas sínteses de história andina, não elencadas aqui . (John Monteiro). |
CAMARGO, Vera Regina Toledo; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha; VON SIMSON, Olga R. - orgs. Jogo, Celebração, Memória e Identidade: reconstrução da trajetória de criação, implementação e difusão dos Jogos Indígenas no Brasil (1996-2009). Campinas: Curt Nimuendajú, 2011, 176p . . Fruto de um projeto realizado na Unicamp, o livro reúne 16 textos de pesquisadores e alunos sobre variados aspectos dos Jogos Indígenas, realizados em dez edições entre 1996 e 2009. A primeira parte avalia o evento numa perspectiva histórica. Inclui curtas entrevistas com os idealizadores dos jogos Carlos Justino Terena e Marcos Terena e com a Secretária Nacional de Esporte e Lazer Rejane Penna Rodrigues . (John Monteiro). |
FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967). Rio de Janeiro: Museu do Índio-FUNAI, 2011, 492p . . Dividido em três partes, este livro registra uma afirmação contundente do “estado da arte” em termos de estudos sobre o SPI. Na primeira parte, o organizador C. A. da Rocha Freire brinda o leitor e pesquisador com uma viagem pela iconografia, com destaque para o rico acervo fotográfico que aos poucos começa a ser disseminado e analisado por especialistas. A segunda parte traz 25 textos dos principais estudiosos que se debruçaram sobre o acervo documental e iconogáfico do órgão indigenista, abordando temas bastante variados, incluindo vários estudos sobre a experiência de diferentes povos indígenas em todas as regiões do país porém também tratando de aspectos transversais, tais como o poder tutelar, a saúde, os projetos vinculados à Seção de Estudos e o papel de Rondon e Darcy Ribeiro. A última parte inclui um guia sumário do acervo, uma explicação de como acessar o material pelo site do Museu do Índio e uma bibliografia extensa de livros, artigos, teses e publicações avulsas referentes ao SPI . (John Monteiro). |