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Imagem: Jean-Baptiste Debret.
Base John Monteiro
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RUIZ DE MONTOYA, Antonio. Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1996, 296p . . Trad. Arnaldo Bruxel e Arthur Rabuske. Publicada originalmente em 1639 com o intuito de persuadir a coroa espanhola a tomar medidas contra os sertanistas da América Portuguesa que atacavam as reduções, a Conquista Espiritual é um dos livros mais notáveis sobre os povos Guarani. Esta edição coloca o texto numa linguagem acessível, porém carece de notas explicativas, índices e glossário, o que esclareceria a leitura deste texto extraordinário . (John Monteiro). |
DUTRA, Carlos Alberto dos Santos. Ofaié: morte e vida de um povo. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 1996, 339p . . Produto de um levantamento etno-histórico feito pelo autor em meados dos anos 80 para o CIMI com o intuito de iniciar o processo de identificação de uma área indígena Ofaié Xavante, o livro costura textos do autor, depoimentos de lideranças indígenas, entrevistas e documentos históricos referentes aos Ofaié, grupo hoje radicado no município de Brasilândia MS. Apesar do caráter descontínuo do livro, o volume traz uma grande quantidade de informações históricas sobre os Ofaíé, oferecendo um amplo painel da luta desse povo contra as agressões de sertanistas e fazendeiros, contra a doença e a miséria, contra o descaso das autoridades republicanas. A Parte V reproduz uma série importante de documentos produzidos durante a gestão do SPI . (John Monteiro). |
ATAÍDES, Jézus Marco de. Sob o Signo da Violência: colonizadores e Kayapó do Sul no Brasil Central. Goiânia: Ed. UCG, 1998, 187p . . Coleção Teses Universitárias 4. Baseado numa extensa pesquisa sobretudo em arquivos goianos, este estudo mapeia literalmente séculos de encontros e confrontos entre os Kayapó do Sul e diferentes atores envolvidos, incluindo paulistas, Bororo e autoridades coloniais e imperiais, entre outros. O trabalho abrange as capitanias e províncias de Goiás, Minas Gerais e São Paulo . (John Monteiro). |
CHAMORRO, Graciela. A Espiritualidade Guarani: uma teologia ameríndia da palavra. São Leopoldo: Sinodal, 1998, 234p . . Série Teses e Dissertações 10. Fruto de uma longa vivência entre os Guarani em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, de uma densa pesquisa em documentos históricos do período colonial e de uma leitura criteriosa da etnologia referente à religiosidade Guarani, este livro se define, nas palavras da autora, "duplamente como uma teologia índia feita por uma teóloga cristã e como tradução de uma experiência religiosa indígena". Ao enfocar a maneira pela qual os índios cristãos têm permanecido "fiéis aos grandes valores de seu sistema cultural", a autora permite repensar a longa relação entre os Guarani e o cristianismo . (John Monteiro). |
ALVES, Maurício Martins. Caminhos da Pobreza: a manutenção da diferença em Taubaté (1680-1729). São Paulo: Prefeitura Municipal de Taubaté, 1998, 181p . . Pesquisa detalhada a partir do rico acervo documental (inventários, testamentos, notas de tabelião) existente em Taubaté, referente ao final do século XVII e início do século XVIII, quando vigorava a exploração intensiva da mão-de-obra indígena na região. (John Monteiro) . (John Monteiro). |
LANGSDORFF, Georg Heinrich von. Os Diários de Langsdorff. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1996, 400p . . Danuzio Gil Bernardino da Silva (org.). Esta edição reúne diários e imagens produzidos ao longo da expedição científica liderada pelo Barão Langsdorff entre 1821 e 1829, organizados cronologicamente. O primeiro volume cobre Rio de Janeiro e Minas Gerais (1824 e 1825), o segundo São Paulo (1825-1826) e o terceiro Mato Grosso e Amazônia (1826 a 1828). São muitas as observações sobre populações indígenas, sobretudo nos volumes 1 e 3. Planeja-se a edição de um quarto volume, com mapas e reproduções facsimilares dos manuscritos . (John Monteiro). |
RAMINELLI, Ronald. Imagens da Colonização. São Paulo: Edusp, 1996, 186p . . O autor faz um estudo iconológico das representações pictóricas dos índios no decorrer dos séculos XVI e XVII, mostrando a tematização de certas características do discurso europeu sobre os nativos da América. Ao confrontar estas representações com relatos escritos e com a cartografia, o autor aponta para o "descompasso entre os textos e as imagens", observação essa ilustrada de forma bastante criativa no que diz respeito à antropofagia. Um outro aspecto importante do livro reside na abordagem das "mulheres canibais", o que permite ilustrar tanto o impacto do Novo Mundo sobre o pensamento europeu, quanto o impacto desse pensamento sobre as políticas coloniais . (John Monteiro). |
KERN, Arno Álvares - org. Arqueologia Histórica Missioneira. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 1998, 206p . . São sete estudos referentes a pesquisas arqueológicas realizadas nas antigas reduções jesuíticas situadas no atual estado do RS. Embora bastante preliminares, os estudos apontam para as ricas possibilidades oferecidas pela arqueologia histórica no estudo das populações indígenas no Brasil . (John Monteiro). |
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povos Indígenas no Brasil 1991/1995. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996, 871p . . Dando sequência a publicações anteriores na série "Aconteceu: Especial", este livro traz um denso dossiê de informações sobre todas as populações indígenas do país, com importantes artigos sobre demarcação de terras, movimentos de emergência étnica e mobilização política. As listas de povos, organizações e populações indígenas são referências básicas, levando-se em conta a necessária imprecisão dos dados sobre um objeto sempre em construção . (John Monteiro). |
BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogos das Grandezas do Brasil. Recife: Editora Massangana, 1996, 240p . . Organização e notas de José Antônio Gonsalves de Mello. Baseada no manuscrito arquivado em Leiden, trata-se da edição feita pelo historiador pernambucano Gonsalves de Mello, há muito esgotada. O texto, do início do século XVII, é composto de diálogos entre Brandônio, um português experiente em assuntos da terra, e Alviano, recém-chegado ao Novo Mundo. No último diálogo, Brandônio explica várias questões relacionadas aos índios, proporcionando um resumo do estado do conhecimento da época . (John Monteiro). |